terça-feira, 29 de janeiro de 2008

"I'm A Human Pet"

"Sou um animal de estimação humano". As palavras são de Tasha Maltby (na foto), 19 anos, residente em Dewsbury, Inglaterra. Ela e o namorado, Dani Graves, adoptaram o gótico como estilo de vida e recentemente foram impedidos de viajar num autocarro porque Tasha se faz passear pelo seu namorado, presa (imagine-se) por uma trela. O condutor do autocarro recusou-se a deixalos entrar alegando que a trela poderia pôr a vida dos restantes passageiros em risco, em caso de travagem brusca. Para Tasha Maltby, este foi um caso "claro de discriminação, quase como um crime de ódio". "Comporto-me como um animal e tenho uma vida bastante calma. Não cozinho nem faço limpezas e não vou a lado nenhum sem o Dani". Tasha defende o seu estilo de vida acrescentando que "não fere ninguém" e que o casal é feliz assim, independentemente de quão estranha esta relação pareça. Sim, bastante estranha! [fonte]

Os 50 Anos da Lego

Quem é que nunca brincou com estes pequenos tijolos de plástico de múltiplas cores? Eu brinquei e como eu, milhões de crianças brincaram e continuam a brincar por esse mundo fora. Estas peças fazem parte da vida de muitas crianças (e adultos também), podendo com elas darem largas à imaginação, fazendo construções bizarras que mais parecem autênticas obras de arte. Em último caso também servem de arma de arremesso naquelas brigas infantis entre primos e irmãos. A mim deram-me muito jeito!! A lego comemora agora o seu 50º Aniversário. Tudo começou em 1958, quando o dinamarquês Godtfred Kirk Christiansen criou a patente das peças tão características que herdara do seu pai. Para assinalar o aniversario a lego lançou um site onde é possível construir e adquirir os legos com que sempre sonhámos. Neste site podem encontrar a ferramenta que nos permitirá criar o nosso brinquedo Lego em 3 dimensões.

sábado, 26 de janeiro de 2008

"Expiação" de Joe Wright

O filme "Expiação" do realizador Joe Wright, baseado no romance homónimo de Ian McEwan está nomeado para sete Óscares nas categorias de Melhor Filme, Melhor Actriz Secundária, Melhor Direcção Artística, Melhor Cinematografia, Melhor Guarda-roupa, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Argumento Adaptado. O filme descreve a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a diferença de classes, contendo no seu âmago uma exploração profunda – e muito comovente – da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldade da absolvição. Ainda não vi nenhum dos outros candidatos à categoria de Melhor Filme, mas "Expiação" não me convenceu. Wright perde-se com pormenores da retirada britânica de Dunquerque, acabando por não dar o ênfase merecido aos personagens. Keira Knightley, apesar de não estar nomeada, desempenhou de forma brilhante o papel de Cecília. A 24 de Fevereiro teremos os resultados

Heath Ledger 1979-2008

Fiquei sem palavras ao saber da morte de Ledger através da visita a um blog. O actor australiano de 28 anos foi encontrado morto no passado dia 22, no seu apartamento, em Nova Iorque. Suspeita-se que terá morrido de overdose, a avaliar pelos comprimidos encontrados junto ao corpo. Estava no auge da sua carreira e tinha pela frente um futuro promissor na sétima arte. Brevemente, vamos poder ver nos cinemas o seu desempenho no seu mais recente filme "Batman: The Dark Knight" onde interpretou a personagem Joker. Esteve ainda nomeado para o Óscar de melhor actor pelo seu papel no filme " O Segredo de Brokeback Mountain" e foi o sedutor Casanova no filme com o mesmo nome, ao lado de Siena Miller. Heath estava casado com a actriz Michelle Williams e deixa uma filha de 2 anos, Matilda.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

AIDS Awarness - Sidaction: The Hourglass

Aqui está um grande anúncio. Porque este é um problema que a todos diz respeito e como diz o velho ditado "mais vale prevenir do que remediar", vale a pena parar uns segundos e pensar no assunto...

domingo, 20 de janeiro de 2008

Ana Malhoa: A Mais Procurada

Segundo um estudo efectuado pelo grupo Marktest, Ana Malhoa está no topo das pesquisas relacionadas com personalidades reais (excluindo, por isso, personagens da ficção), tendo sido procurada por 87 mil internautas nacionais durante o ano de 2007, o que corresponde a 2.9% do total de internautas. Esta expressão ocupa a 147ª posição no ranking geral. Na segunda posição está Cristiano Ronaldo, procurado por 82 mil internautas (162ª posição geral) e na terceira posição a expressão Gato Fedorento (172ª posição geral), procurada por 80 mil internautas. Rihanna, Linkin Park, Fernando Pessoa, Nelly Furtado, Shakira, Diana Chaves e Madeleine completam a lista das dez personalidades que os portugueses mais procuraram na internet. Os resultados mostram ainda que, pelo segundo ano consecutivo, a expressão "sexo" já não está no topo das pesquisas que os portugueses realizam na internet quando acedem a partir do lar. A expressão "youtube" foi a mais pesquisada na internet, por 826 mil portugueses, um valor que representa 27.3% dos internautas nacionais. Na segunda posição das pesquisas mais frequentes, realizadas por 616 mil internautas nacionais, (20.4%), está a expressão "hi5". "Gmail" foi a terceira expressão mais procurada, por 497 mil utilizadores (16.5% dos internautas).

sábado, 19 de janeiro de 2008

P de Portishead

Está confirmado! A banda britânica "Portishead" (uma das minhas preferidas) vai dar dois concertos, dias 26 e 27 de Março nos Coliseus do Porto e Lisboa, respectivamente. Beth Gibbons volta a dar voz à banda que muitos já pensavam ter terminado. Mas animem-se os fãs, pois em Abril eles lançam o seu terceiro álbum de originais. Um regresso em grande! E para recordar deixo aqui uma das melhores músicas deles "Glory Box".

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"Minuto Verde" ou "Minuto Roxo"?!

"Minuto Verde" é uma rubrica que é apresentada todos os dias de manhã no programa "Bom Dia Portugal" na RTP1. Tem sempre a duração exacta de um minuto e é repetida três vezes durante o programa, apresentando um conselho prático e simples sobre as inúmeras contribuições que cada cidadão pode dar para melhorar o ambiente. O ridículo da rubrica, que eu ponho aqui em questão, é o facto dos apresentadores Susana Fonseca e Francisco Ferreira da Quercus tentarem "despejar" para o telespectador num minuto aquilo que numa situação normal fariam em três ou quatro. Então é vê-los a falarem como se o mundo acabasse dentro de um minuto e a ficarem roxos que nem beterrabas, porque lhes falta o ar. Não seria mais fácil darem mais tempo de antena a esses senhores e deixá-los falar pausadamente por forma a que a mensagem que pretendem passar seja bem recebida? Se a rubrica fosse em directo, de certeza que um dia destes um dos apresentadores iria cair redondo no chão com falta de ar.

MacBook Air - The World's Thinnest Notebook

Acabado de ser lançado pela "Apple", este ultrafino que mais parece um envelope almofadado não consegue passar despercebido. Com um design sofisticado e muito apelativo, poucos são os que ficam indiferentes a esta peça de arte. Ecrã widescreen de 13.3'' LED backlit (glossy) com resolução de 1280 x 800, teclado perfeito estendido, e 1,36kg de peso. Perfeito (ou não!), porque como diz o velho ditado "quem vê caras não vê corações". É que este ainda está longe de ser o portátil ideal. Senão vejamos: não possui leitor/gravador de CD/DVD (porque acredita-se que num futuro próximo tudo será sacado da Internet), tem um disco rígido de apenas 80Gb, memória RAM de 2Gb não expansível, bateria não substituível, só possui uma entrada USB (os periféricos funcionam por wireless)... é por isso que eu ainda dou muito valor ao meu portátil que, apesar de já não ser actual ainda compete com alguns topos de gama.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Retratos & Transfigurações

Descobri aqui o site do fotógrafo Antero de Alda e digamos que fiquei fascinado com o seu trabalho acerca das mulheres do Portugal interior. Recomendo vivamente pois está excelente.
"Ser mulher no Portugal interior, serrano e profundo, é quase sempre e ainda sinal de dor e de luto. Lenços negros são indício de perda: perda da juventude que tudo ameaçou ou perda da família que foi dominante ou -ainda mais doloroso- as duas perdas ao mesmo tempo(...)"
Antero de Alda

Se Eu Fosse Um Super-Herói Seria...

... o Super-Homem!!! É isso mesmo, resolvi fazer o teste da Rádio Comercial e eis o resultado. E pronto, é isto que temos!

sábado, 12 de janeiro de 2008

Experiences of an English Soldier

William Henry "Harry" Bonser Lamin
Bill Lamin, 59 anos, neto do soldado William Henry "Harry" Bonser Lamin, está a publicar on-line em "WW1: Experiences of an English Soldier" o diário e um conjunto de cartas que os avós trocaram há 90 anos atrás, durante a Primeira Guerra Mundial. Tal como a família de Harry, os leitores acompanham a sua história com grande ansiedade, nunca sabendo qual será a última carta enviada. "As pessoas voltam para ver se há mais cartas, se ele sobreviveu e o que ele está a fazer", disse o neto, Bill Lamin, à "Associated Press". Bill encontrou a correspondência trocada entre os avós há alguns anos atrás quando limpava a casa dos pais. O neto do soldado apresenta no blog o perfil completo do avô, nascido em 1887 e que esteve ao serviço do 9º batalhão do regimento de York e Lancaster, da 23ª divisão do Exército Inglês. A reacção dos leitores do blog, alguns dos quais perderam parentes na Primeira Guerra Mundial, ultrapassou as expectativas do autor, cujas visitas já ultrapassam as 25 mil. Em algumas das suas cartas, Harry Lamin escreveu sobre as más condições dos acampamentos ingleses, o calor na França e agradeceu os maços de cigarros que a família mandou. Outros episódios descrevem cenários mais complicados do conflito bélico que custou a vida a milhões de pessoas na Europa. "Passámos outro momento terrível esta semana, os homens dizem que é o pior desde o avanço em Somme, em Julho", pode ler-se numa carta datada de 11 de Julho de 1917, quando a sua unidade participou na batalha de Messines, perto de Ypres, na Bélgica. Os leitores mantêm-se atentos ao desenrolar da história, "isto é quase como uma novela", esperando por notícias do soldado Harry. [Lusa]

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

"Tesourinhos Deprimentes" Da Asae

Segundo a publicação "Magazine" deste mês, aqui ficam alguns "tesourinhos deprimentes" da entidade mais temida pelos portugueses neste momento. É de bradar aos céus...
1- A temperatura dos frigoríficos, e das arcas, têm que ser medidas três vezes por dia, registadas em folhas especiais e assinadas pelo funcionário certificado.
2 - Na cozinha tem de Haver uma faca de cor diferente para cada género alimentício.
3 - No frigorífico tem que existir sempre uma caixa com uma etiqueta " produto não válido", mesmo que esteja vazia.
4 - As torneiras nas cozinhas devem ser de abrir ao pé, ao cotovelo ou com célula fotoeléctrica.
5 - Cada vez que se corta uma fatia de fiambre ou de queijo tem que se colocar uma etiqueta a inscrever a data e a hora dessa operação.
6 - Cortar tomate, couve, batata e outros legumes tem que ser com facas de cores diferentes, em locais apropriados das mesas e das bancadas, tendo o cuidado de fazer uma etiqueta com a data e a hora do corte.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Para o Ano Há Mais, Ok?!

Hoje, enquanto regressava ao conforto do lar, já noite, reparei e constatei que existem pessoas incapazes de se despedirem do Natal. E a prova disso são os ainda dezenas de Pais Natal que se encontram pendurados e iluminados em varandas e jardins/quintais bem como as palmeiras, laranjeiras, nespereiras, figueiras e outras árvores cujo nome termina em "eira" com luzes natalícias. Ou seja, o tuga aproveita tudo o que é arbusto para enfeitar com lâmpadas. A essas pessoas eu tenho a dizer: JÁ CHEGA, BASTA, PARA O ANO HÁ MAIS, OK?!

domingo, 6 de janeiro de 2008

Tradição Bizarra: A Festa Dos Rapazes

Hoje, enquanto assistia ao "Jornal da Tarde" na RTP1, fiquei boquiaberto enquanto ouvia uma notícia. Na aldeia de Vale de Salgueiro, no concelho de Mirandela, realiza-se este fim-de-semana a "Festa em honra de S. Estevão" também conhecida por "Festa dos Rapazes". O bizarro da notícia é que nesta festa existe uma "bonita" tradição da qual, segundo os habitantes da aldeia, nos devemos orgulhar e dar a conhecer ao mundo. Durante dois dias (espante-se!!) dezenas de crianças andam pelas ruas com maços de tabaco e têm permissão dos próprios pais para fumar, mas só durante dois dias. Então foi lindo ver na reportagem os "miúdos" a dizerem que já fumaram um maço inteiro de cigarros, que não faz mal e até é giro. Melhor ainda foi ver as mães destas crianças a dizerem que "não faz mal porque é tradição". Os mais velhos dizem apenas que "isto já é assim desde há muitos anos, vem do tempo dos nossos avós", afirma um idoso da aldeia transmontana. Ora aqui está o nosso país ao seu mais alto nível. Uma bela tradição que traz bastante orgulho, pelo menos aos habitantes. Até eu que já fui fumador, nunca fumei em frente dos meus pais, por respeito, porque assim fui educado, porque sempre me disseram que o tabaco era uma coisa má. Se calhar estou a ser demasiado conservador, mas acho que esta tradição não deverá ser exemplo para ninguém e muito menos motivo de orgulho.

Dia De Reis

Hoje é celebrado o dia em que os três Reis Magos, Gaspar, Baltazar e Belchior, vindos do Oriente e guiados pelo brilho de uma estrela, chegaram a Belém para adorar o Deus Menino (Evangelho de S. Mateus). Belchior representava a raça branca (europeia) e descendia de Jafé. Gaspar representava a raça amarela (asiática) e descendia de Sem. Por sua Vez, Baltasar representaria todos os de raça negra (africana) e descendia de Cam. Jafé, Sem e Cam são os três filhos de Noé que, segundo o Antigo Testamento, representavam as três partes de mundo e as três raças que o povoavam naquele tempo. Estavam assim representadas todas as raças bíblicas: os Semitas, os Jafetitas e Camitas. Pode então dizer-se que a adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei dos reis, mesmo os representantes dos tronos, senhores da Terra, curvam-se perante Cristo, reconhecendo assim a sua divina realeza. Em Belém, os Reis Magos ofereceram ao Menino Jesus Ouro (que representa a Sua nobreza), Incenso (representa a divindade de Jesus) e Mirra (erva amarga que simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade; também simbolizava Jesus enquanto homem). Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como Rei (Ouro), como Deus (Incenso) e como Homem (Mirra). Estes três presentes também faziam lembrar a percepção que na Idade Média se tinha da Santíssima Trindade: o Pai era visto como o sacerdote, o Filho como o rei e, finalmente, o Espírito Santo como produtor.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Lisboa-Dakar Chega Ao Fim

Já muito se disse e escreveu acerca do grande primeiro evento desportivo do ano. O evento que chegou ao fim, mesmo antes de ter começado: "Lisboa-Dakar 2008". Há quem tenha ficado muito desiludido com o cancelamento desta prova, mas também há quem fique indiferente. Uns dizem que se trata de uma sabotagem por parte dos franceses, por lhe estarmos a roubar o protagonismo do "Paris-Dakar"; ou então foram os tugas do norte. Outros dizem que a organização teve medo dos atentados na Mauritânia e decidiu não arriscar. A verdade é que a não-realização do evento deixou muitos portugueses "pendurados" e sem saber o que hão-de fazer no fim-de-semana. E ainda por cima até está de chuva. Adivinham-se grandes filas de trânsito nas entradas dos centros comerciais, ou não!! Uma coisa é certa, nós demonstrámos medo, a organização demonstrou medo. Se desistiram, então é porque a segurança não estaria garantida, tudo bem, é melhor não arriscar com a vida dos pilotos e das centenas de jornalistas e fotógrafos que fazem romaria para o evento. Pode-se dizer que quem ganhou esta prova foi a "Al-Qaeda" que a esta hora se devem estar a rir de nós que nem uns perdidos, pois demos parte de fracos. Adiante, para o ano há mais e com melhor preparação e com segurança reforçada.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Gato Apanhado com 1.6gr/l

O humorista José Diogo Quintela, um dos quatro elementos do "Gato Fedorento" foi condenado a trabalho comunitário por conduzir alcoolizado. Tudo se passou na madrugada da passagem de ano após Zé Diogo ter apresentado "Diz Que É Uma Espécie De Reveillon", no Pavilhão Atlântico. Ele foi mandado parar pela PSP numa operação stop no Cais do Sodré, acabando por ser detido durante uma hora e meia. Por ser a primeira vez que infringiu a lei, Quintela foi condenado a 40 horas de trabalho comunitário e terá de doar 400 euros a uma instituição de solidariedade social. O teste do balão confirmou ter uma taxa de álcool no sangue de 1,65 g/l, três vezes mais do que o limite permitido (0,5 g/l). É caso para dizer que de noite, nem todos os gatos são pardos...
[in Público]

2007 Pelas Objectivas Da Reuters

A agência Reuters editou um set fotográfico onde podem ser visualizadas as fotos premiadas que retratam os momentos mais marcantes de 2007 que, infelizmente, nem sempre foram os melhores. Mas é de louvar o trabalho exercido por estes fotojornalistas que, muitas vezes enfrentando condições adversas e até correndo riscos de vida, estão lá, no momento certo, para dar a conhecer ao mundo o que de mais marcante vai acontecendo.