domingo, 6 de janeiro de 2008

Tradição Bizarra: A Festa Dos Rapazes

Hoje, enquanto assistia ao "Jornal da Tarde" na RTP1, fiquei boquiaberto enquanto ouvia uma notícia. Na aldeia de Vale de Salgueiro, no concelho de Mirandela, realiza-se este fim-de-semana a "Festa em honra de S. Estevão" também conhecida por "Festa dos Rapazes". O bizarro da notícia é que nesta festa existe uma "bonita" tradição da qual, segundo os habitantes da aldeia, nos devemos orgulhar e dar a conhecer ao mundo. Durante dois dias (espante-se!!) dezenas de crianças andam pelas ruas com maços de tabaco e têm permissão dos próprios pais para fumar, mas só durante dois dias. Então foi lindo ver na reportagem os "miúdos" a dizerem que já fumaram um maço inteiro de cigarros, que não faz mal e até é giro. Melhor ainda foi ver as mães destas crianças a dizerem que "não faz mal porque é tradição". Os mais velhos dizem apenas que "isto já é assim desde há muitos anos, vem do tempo dos nossos avós", afirma um idoso da aldeia transmontana. Ora aqui está o nosso país ao seu mais alto nível. Uma bela tradição que traz bastante orgulho, pelo menos aos habitantes. Até eu que já fui fumador, nunca fumei em frente dos meus pais, por respeito, porque assim fui educado, porque sempre me disseram que o tabaco era uma coisa má. Se calhar estou a ser demasiado conservador, mas acho que esta tradição não deverá ser exemplo para ninguém e muito menos motivo de orgulho.

Sem comentários: