terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Da Hipocrisia

Irrita-me profundamente a hipocrisia que abunda nas pessoas nesta altura do ano. De repente, como que por magia, toda a gente resolve saltar a Popota ou a Leopoldina que há dentro de si e "bora" lá espalhar solidariedade e amor, vamos todos ser muito bonzinhos porque é Natal. Andamos o ano inteiro a melgar aquele colega do trabalho que não sopurtamos, a dizer mal do vizinho que mal conhecemos, a criticar quem nos governa pela sua incompetência, a rogar pragas ao chefe que só sabe apresentar cada vez mais e mais trabalho. Mas chega o Natal e aí sim, todos estes problemas desaparecem. É época de paz e amor, vamos armar-nos em hipócritas e ser aquilo que nunca fomos durante todo o resto do ano. É o tal colega de trabalho que se senta ao nosso lado no jantar de Natal da empresa e que durante duas horas convive conosco como se fossemos os melhores amigos do mundo. Vem o chefe desejar-nos um feliz Natal com uma palmadinha nas costas, como se aquilo fosse a coisa mais sincera que alguma vez dissera. E depois as causas sociais. Todos se lembram dos pobrezinhos e dos doentinhos nesta altura do ano. Então e os outros onze meses do ano, estes pobrezinhos e doentinhos não precisarão de um prato de sopa, de um carinho, de uma palavra amiga? É só no Natal que eles passam dificuldades? É uma pena que o Natal faça com que o ser humano revele um dos seus piores defeitos, a hipocrisia.
Ainda assim eu poderia desejar um Feliz Natal a todos os que por aqui passam, mas estaria a ser hipócrita. Desejo então um Feliz Natal a quem por aqui passe mas que o mereça.

2 comentários:

Margarida disse...

Não podia estar mais de acordo. Fico feliz por saber que os que ainda considero amigos o continuam a ser pelas melhores razões e com as quais me continuo a identificar.
Se o Natal é quando o homem quiser, pelos vistos quer é poucas vezes. Um beijinho para ti que o mereces.

José Coelho disse...

Hipocrisias à parte, passei por aqui para desejar um Feliz Natalbook, com muitas twitendas no sapatinho e um bom blogano novo com muitos posts. Abraço. JC