quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09.09.09

O dia de hoje marca uma data muito especial. É o dia 9 do mês 9 do ano de 2009. Só se volta a repetir daqui a um milénio, precisamente no ano de 3009. E este dia foi por muitos povos ansiosamente esperado, principalmente pelos chineses que atribuem ao número 9 uma simbologia bastante especial. Para eles o 9 significa sorte e sucesso e quando pronunciado em chinês ("gau") está associado a longa duração, sendo por isso escolhido por muitos casais como o dia eleito para darem o nó, já que é aquele que oferece, à partida, mais garantias de sorte e sucesso no futuro.
Sendo a superstição uma das características mais fortes da cultura milenar chinesa, a numerologia está sempre presente na vida daquele povo e atendendo ao significado que tem para eles o número 9, muitos são os que escolhem a data de hoje, não só para se casar, mas também para jogar nos casinos e apostar 9 vezes no número 9, em 9 mesas diferentes.Também se julga que o palácio da Cidade Proibida, em Pequim, foi construído com 9.999 quartos. 9 é também o número de esferas celestes, de oríficios do corpo humano e dos meses de gravidez. O Trono Imperial Chinês tem 9 degraus e 9 portas que o separam do mundo exterior, porque o Microcosmo é feito à semelhança do Céu. Aos 9 Céus, opõem-se as 9 Fontes que são as moradas dos mortos. O Céu Chinês tem 9 planícies e 9.999 cantos. Os Céus Budistas também são 9. 9 foram as regiões de onde os 9 pastores trouxeram o metal para a fundição dos 9 caldeirões. 9 noites e 9 dias é o tempo que separa o Céu da Terra e esta do Inferno.

Não só na cultura chinesa, mas na mitologia de diversas culturas, o 9 tem um significado especial, estando associado em quase todas à medida exacta da busca de proveito, ao encerrar de um ciclo e início de outro superior, já que é o maior número singular.

Os japoneses são provavelmente o povo que faz uma excepção à regra no que se refere à simbologia em que o número 9 está envolvido, estando para eles associado a azar e sofrimento. Como tal, os japoneses mais supersticiosos vão hoje, dia 09.09.09, procurar evitar quartos de hotel com o número 9, hospitais e tudo o que esteja relacionado com 9, ao contrário da maioria dos locais do mundo, em que o 9 será o número mais procurado.

2 comentários:

João disse...

Um bom momento para aumentar a cultura e perceber o significado desta data interessante.

Obrigado pela informação ;)

Peter of Pan disse...

Muito gaugaugaugau ouvi eu ontem...