sábado, 5 de dezembro de 2009

Sobre o Twitter

Há nas pessoas a frequente tendência de achar que, com o aparecimento e adesão às redes sociais, como o tão famoso "Twitter", "Hi5" ou o "Facebook", os blogues tendem a tornar-se obsoletos. Eu não partilho dessa opinião e muito sinceramente dou mais importância aos blogues do que às redes sociais. Não que estas últimas sejam menos importantes ou úteis, mas não são tão interessantes no meu ponto de vista. Ao passo que num blogue podemos escrever o que nos vai na alma, quando e sempre que quisermos, expressar-nos da maneira que mais nos convir em determinado momento, nas redes sociais isso já não é uma verdade absoluta. No que ao Twitter diz respeito, particularmente, eu ainda não percebi muito bem como a coisa funciona e também não tenho muita curiosidade. Sei que é uma espécie de micro-blogue, no qual se podem escrever posts ou mensagens, em tempo real, limitados a cento e poucos caracteres. A sensação que fica é que esta ferramenta foi criada apenas a pensar no momento presente. Já os blogues funcionam como uma espécie de diário que vai perdurar no tempo e que com o passar dos anos se torna numa pequena caixa de memórias.
Ainda não consegui perceber todo o alarido e êxtase em torno das redes sociais. Continuo a preferir o meu blog. É diferente.

1 comentário:

Daniel C.da Silva disse...

jamais pensarei que as redes sociais como hi5 twitters facebook etc tornem os blogues obsolçetos.
Essas redes sao imediatistas e os blogues nao, para além de poderem conter e revelar muito mais de nos, qual livro com ilustraçoes e tempo para saborear.

Concordo em absoluto com tudo o que referes no post.