domingo, 13 de abril de 2008

Pataniscas de Courgettes

Muita gente se questiona sobre o que fazer e como comer a courgette, esse legume em forma de pepino, da família das cucurbitáceas, tal como o são a abóbora, o melão ou a melância. Há quem a use como base para sopas, mas pode ser usada para fazer pataniscas. Foi o que fiz ontem. Decidi pôr em prática uma receita que aprendi há uns anos atrás com uma tia que vive em França. Decidi partilhar aqui esta receita, pois é um excelente petisco para um lanche, por exemplo. O resultado pode ser apreciado na foto.Ingredientes:
300gr de farinha
2 colheres de azeite
2 ovos
1/2 chávena de leite
1 courgette
Sal q.b.
Numa taça misturar o azeite e os ovos com a farinha, mexendo bem. Pouco a pouco vai-se deitando o leite e mexe-se até formar uma massa pastosa, não demasiado líquida, tipo polme. Temperar a gosto com o sal. De seguida cortar a courgette em rodelas finas. Envolver as rodelas de courgette na massa preparada anteriormente e levar a fritar em óleo bem quente. No fim de fritas colocar em papel de cozinha absorvente. Bom apetite!!

1 comentário:

magnus disse...

realmente é incrivel o que conseguimos fazer com os legumes. Como pseudo-vegetariano, sei que dá sempre para inovar. Tenta fazer bacalhau à bras, mas em vez de bacalhau usa alho francês. Vais ver como fica bom. E obrigado pelo teu comentário no meu blog. Irei visitar o teu mais vezes