quinta-feira, 3 de abril de 2008

Vigorexia ou Síndrome de Adónis

Em conversa com um amigo surgiu o assunto da Vigorexia, termo que até aí me era completamente desconhecido. Decidi procurar saber algo mais acerca desse assunto, uma vez que gosto de desporto e pratico-o com bastante regularidade. A Vigorexia (Overtraining, em inglês), também conhecida como Transtorno Dismórfico Muscular ou Síndrome de Adónis, traduz-se numa prática exagerada de exercício físico e, muitas vezes, na ingestão de substâncias químicas (anabolizantes) para aumentar a massa muscular e alcançar de forma obsessiva o corpo perfeito. A população alvo desta doença são os adolescentes e jovens, na sua grande maioria do sexo masculino. Ou seja, esta doença é uma espécie de "anorexia masculina" em que as diferenças residem no facto de os anoréxicos nunca se acharem suficientemente magros enquanto que os vigoréxicos nunca se acham suficientemente musculados.
No meu caso particular, gosto de praticar desporto porque me faz sentir bem comigo mesmo e gosto de me sentir em forma. Até à data nunca tomei qualquer tipo de suplemento alimentar e muito menos busco o corpo perfeito. Também sei estabelecer o limite, ou seja, pratico desporto com regularidade, mas não de forma obsessiva. Sei dar e aproveitar o devido descanso quando isso me é exigido. Costumo dizer que ninguém é de ferro.
Não critico quem recorre a substâncias químicas, cada um faz o que quer do seu próprio corpo. Mas a culpa também é da sociedade consumista em que estamos inseridos que nos pressiona no dia-a-dia das mais variadas formas com o objectivo de sermos eternamente jovens e termos o corpo perfeito. Isto é, vivemos numa sociedade em que "uma imagem vale por mil palavras". Até posso ser muito bom profissional, mas se não vestir roupa de marca ou tiver uns quilos a mais, ou apresentar uma imagem descuidada, eu não vou ser aceite naquele emprego. A influência dos modelos culturais e a baixa auto-estima (ou a falta dela) também são factores que influenciam o vigoréxico. Os sintomas mais comuns desta "nova" doença são insónias, falta de apetite, cansaço constante, dificuldades de concentração, problemas ósseos e articulares, etc... "Mais importante do que exibir um corpo musculado e perfeito é ostentar uma imagem saudável, que não seja construída em detrimento do próprio bem-estar"

1 comentário:

Rubia disse...

....
eeeuhhhh
....
posso por aqui a opinião da esposa de V.Exª??...ou é melhor nao?...
...
por vezes, achamos q os nossos limites são aqueles q nós próprios nos fixamos... e n são...