sábado, 10 de maio de 2008

Caramel

Sugiro que vejam este filme. Eu fui ver "Caramel" ("Sukkar Banat", no original), e achei simplesmente delicioso."Caramel" é uma história simples que gira à volta de um gabinete de estética localizado no centro de Beirute, onde as vidas de cinco mulheres se cruzam num rol de emoções, segredos e intimidades. Layale é a personagem principal, protagonizada por Nadine Labaki, sendo ela também a realizadora do filme. Como realizadora, ela mostra o outro lado do Líbano, mais sensual, mais "doce", menos violento, o lado das mulheres. Mulheres estas que ainda vivem num mundo de preconceitos, onde domina a religião, onde não há liberdade de expressão. É por isso, o primeiro filme libanês que não retrata a guerra. Layale, Nisrine, Rima, Jamale e Rose, todas elas partilham algum segredo que temem ser revelado e levam uma vida carregada de emoções que dão a conhecer ao telespectador de uma forma muito simples mas bela. É um filme de paixões proibidas, amores audazes, onde a amizade é valorizada e respeitada, realizado de uma forma simples, sem diálogos extensos que nos dá a conhecer o lado mais sentimental do mundo ocidental.

3 comentários:

José Carlos Correia disse...

O meu amigo vê cada coisa! Epá, ninguem conhece esse filme e ninguem mas mesmo ninguem que se preze vai ver essas tretas...
Get a life!!

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Caro Correia,
Eu fui ver este filme e não estou nada arrependido, pois de vez em quando gosto de cinema alternativo. Para variar um pouco e para não ser sempre armas, guerra e violência, o protótipo a que os americanos nos habituaram. Para tristezas já me basta a vida....

Rubia disse...

"get a life" ohohohohoh isso diz quem tem uma vida cultural mto produtiva, como ir ao night club ao sabado e ao joguinho da liga dos ultimos ao domingo.... e claro, ver o jornal da noite todos os dias pa saber da ultima catastophe ou matança! hehehehehhehehe
olha eu faço parte dos " ninguem mas mesmo ninguem QUE SE PREZE" q foi ver esse filme. e sim, gostei (o Joao tb). E sim, precisamos de mais filmes "assim", para poder diversificar o panorama e nao nos reduzir unicamente a uma visão americanisada do mundo 8o q seria mto redutor, e pr alem disso perigoso)