segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ver Braga Por Um Canudo

Braga
Nunca percebi muito bem o verdadeiro significado desta expressão. Fiz alguma pesquisa e fiquei a saber que "ver Braga por um Canudo" significa não alcançar o que se deseja, querer algo e não o conseguir, ver frustradas as expectativas, ficar logrado, enganado, ludibriado. A origem da expressão, surge da existência de um telescópio no Monte do Bom Jesus há algumas dezenas de anos, através do qual as pessoas podem ver a cidade à distância.
Santuário do Sameiro
E foi o que fizemos neste fim-de-semana. Aproveitando o feriado, lá fomos visitar a lindíssima cidade de Braga. As expectativas eram muito boas e saí de lá bastante satisfeito com o que vi. Foi a primeira vez que visitei a cidade, mas é para repetir, sem dúvida alguma. Ali respira-se ar puro, a cidade encontra-se rodeada de verde, não há poluição, não há stress, não há filas de trãnsito. As pessoas, pareceu-me, são mais felizes, mais alegres e sabem aproveitar a vida, passeando ao ar livre, tomando uma bebida numa esplanada com um amigo ou fazendo caminhadas em família pelos montes vizinhos, desfrutando da mãe Natureza. Com um sotaque muito peculiar, os Bracarenses são simpáticos e bem dispostos. A cidade tem muito para ver. Fundada pelos Romanos há mais de dois mil anos, dela fazem parte inúmeras igrejas e locais de culto. De salientar o Santuário do Sameiro e o Santuário do Bom Jesus de Braga, cuja visita é muito agradável pois ambos estão rodeados de verde e para os visitar acaba por se dar um passeio lindíssimo. A gastronomia também me pareceu ser boa, jantámos no restaurante típico "A Taberna do Migaitas" e fiquei bastante satisfeito. Gostei e vou voltar, de certeza!
Santuário do Bom Jesus

5 comentários:

Anónimo disse...

Ja faz muito tempo que eu là fui e é verdade que é realmente uma cidade muito bonita.

Penso que é uma das cidades que eu ainda não vi com a Isa e que gostava imenso de visitar.

Rubia disse...

EU N M ACREDITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SERÁ Q A QUANTIA DE (MAX) €0.60 É DEMASIADAMENTE AVULTADA PA NAO LIGAR Á GENTE AMIGA CÁ DE CIMA (SIM SIM, EU TOU A 50 KMS DE BRAGA)??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????



num falo mais com vcs

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Rubia:
Juro que falámos e pensámos em ti. Mas pensámos que estarias a passar o fim de semana em Coimbra "comme d´habitude". Daí não termos dito nada. Mas não vão faltar oportunidades... E já agora, fotografámos algo que tem a ver contigo (a publicar brevemente num post deste estaminé).
Vá lá, num fiques amuada melheri!!!

Rubia disse...

tou xim! e vou ficar pa muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunnnnnnnnnnnnto tempo!!!!!!!!!

M disse...

Mintira! Purke oubi dezer, de fontes seguras, que a rubia se bai ausentar do berde minho!

Coimbra é nossa...
Coimbra é nossa...
Coimbra é nossa e ha-de ser
Coimbra é nossa e ha-de ser
Coimbra é nossa até morrer...