sexta-feira, 23 de maio de 2008

Guerra às Gasolineiras

É inquietante, preocupante a insensibilidade do nosso governo perante a realidade que os portugueses estão a viver neste momento, que é o aumento exorbitante dos preços dos combustíveis. Mas quando é que isto vai parar? Já estivemos muito mais longe de nos tornarmos num país do terceiro mundo. Desde o início do ano os combustíveis já foram aumentados dezanove vezes e o governo assiste a isto impávido e sereno, sem nada fazer. O ministro das finanças vem "cantar de galo" apelar aos portugueses para que poupem mais, e adiram às energias alternativas e não, não vai baixar o ISP. O ministro da economia ri-se da situação e o PM nem está para aí virado. Quando deveriam ser eles próprios a dar o exemplo, mas não. Andam em carros de alta cilindrada, alguns com condutores particulares e nós, os contribuintes, é que pagamos isso tudo. Depois vêm pedir para sermos mais poupados?! Temos de ser nós, o povo, a tomar uma atitude antes que seja tarde demais.
Circulam pela Internet emails que apelam a um boicote às grandes gasolineiras, a Galp, a BP e a Repsol, nos próximos dias 1, 2 e 3 de Junho. Também andam a circular SMS pelos telemóveis num incessante jogo do "passa-a-palavra". Eu, sinceramente, não acho que seja por aí que as coisas sejam resolvidas. Ao abastecermos nas pequenas gasolineiras (como as dos supermercados), estamos a poupar 1 ou 2 euros, é certo, mas estamos na mesma a pagar um imposto do qual o estado está a usufruir. Ao enviarmos SMS, também não nos podemos esquecer que as operadoras telefónicas estão a encher os bolsos a nosso custo. E depois nem todos os portugueses têm telemóvel e acesso à internet.
Acho que deveriam ser tomadas medidas drásticas e mostrar a quem governa que este país não dorme. Lembram-se do buzinão de 1994 na ponte 25 de Abril? Bastava o trânsito deste país parar por umas horas entupindo as principais artérias. Alguma acção deveria ser tomada.

1 comentário:

eu mesma! disse...

Concordo e alinho, o grande problema é que ninguem pensa nisso a serio!
As associações estão se nas tintas, fazem "panelinha" com o governo.... e a raia miuda pensa em fazer mas ninguem avança... assim ninguem aguenta e o que a aconteçe é criar-se mais dividas ou então as empresas fecharem ou recusarem se a trabalhar ... quem tem opção como eu vou escolhendo e dando lugar a trabalho em espanha, agora quem não tem...
Sinceamente não sei onde este país vai parar!
beijinhos