segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Cartão do Cidadão (e outras burocracias)

Hoje fui junto da Conservatória do meu concelho pedir o novo cartão do Cidadão. Não porque me apetecesse gastar doze euros, ou só porque sim, para ter um cartão todo giro e tal e gastar umas horas do meu precioso tempo naquela instituição. Não. Fui porque o meu actual Bilhete de Identidade se encontra quase a caducar. Sinceramente ainda não consegui perceber se este cartão vem mesmo facilitar a vida aos portugueses ou vem complicar ainda mais. E nem falo por mim, falo daqueles como a senhora idosa que estava à minha frente que, muitas vezes nem sabem ler ou escrever. Imagino que para eles este novo cartão seja uma tremenda confusão. Também denominado de Cartão Único, tem como objectivo compilar alguns cartões num só. Mas não é bem assim. Fiquei a saber que o Cartão de Eleitor, por exemplo, continuará a existir. Ou seja sempre que for votar tenho de apresentar o Cartão de Eleitor. Para quem tem um subsistema de saúde, como é o meu caso, o cartão de beneficiário desse subsistema continuará também a existir. Outra situação não muito normal, é que independentemente de sermos ou não beneficiários da Segurança Social, passamos automaticamente a ser sendo-nos atribuído um número de Segurança Social. Ora, para quem como eu, nunca descontou para a Segurança Social, porque desconto para outra instituição, é muito estranho, mesmo eu não querendo passar a estar inscrito. Só espero, daqui a uns tempos não receber uma carta em casa com uma multa por falta de pagamentos à Segurança Social. Outra situação é a assinatura do cartão. Trata-se de uma assinatura digital que, depois de passada para o suposto documento, não tem nada a ver com o original. Só ao fim de duas tentativas lá consegui que ficasse parecida. A senhora que me atendeu, fazia muita questão em separar os nomes próprios dos apelidos, mas na prova final do cartão o meu nome aparece junto com os apelidos onde diz apenas "nome". Perguntei-lhe se era normal ao que ela respondeu que era um erro do sistema, mas que depois era corrigido. Assim espero, ou isto começa mesmo mal. Aquilo tem um chip e consta que todas as informações ali contidas são pessoais e intransmissíveis. Serve também para evitar a falsificação de cartões. Mas nos dias que correm, será que é assim tão difícil copiar um chip? É que sinceramente eu já acho que tudo é possível. Por fim a fotografia. Mas que coisa arcaica é aquela? Parece a fotografia de um recluso, a preto e branco e não, não se pode sorrir. Para terminar passe para cá 12 € e aguarde (sabe-se lá até quando), boa tarde e disponha sempre.

Sem comentários: