sábado, 22 de novembro de 2008

O Conceito Starbucks

Desde que abriu em Setembro, no Centro Comercial Alegro em Alfragide, a primeira loja Starbucks em Portugal, que ando para lá ir e apreciar o conceito. E ontem foi o dia. Tinha curiosidade em experimentar o tão famoso café americano. E também porque não só sou um bom apreciador de café, mas também de bebidas à base de café (tenho em casa a Dolce Gusto da Nescafé). E as expectativas, que eram grandes, depressa se desvaneceram. Primeiro fiquei desiludido com o tamanho da loja. Depois do que tinha lido acerca do espaço, estava à espera de encontrar uma loja maior. Entrando, deparamo-nos com um ambiente tipo McDonald's (com excepção do cheiro que aqui é mais agradável), tal é o barulho e a confusão que se faz sentir do lado de lá do balcão de atendimento. Muita agitação, empregadas aos berros, música alta, uma fila enorme, enfim, tudo o que vai contra o que foi publicado pela imprensa - ("a Starbucks pretende recriar o ambiente tradicional dos cafés, onde os clientes se podem sentar à mesa a saborear o seu café e a desfrutar o ambiente. Luís Mello, director de operações para o mercado nacional, diz que o cliente pode ficar o tempo que quiser. "Ninguém o vai incomodar.") - Assim que fui atendido, a primeira coisa que fiz foi sair daquele ambiente ruidoso e desfrutar do silêncio da esplanada. E aí sim, pude então saborear descansado o meu Caramel Machiatto que aconselho a quem lá for. É de facto muito bom e consta que o Café Expresso também é especial. Mas especial é também o preço que não é para todas as carteiras. Paguei 3,10 € pelo Caramel Machiatto (small size) e 1,20 por um Café Expresso. E mesmo assim fiquei a saber que Portugal é o país onde a cadeia Starbucks pratica os preços mais baratos. Em Espanha, por exemplo, um Café Expresso custa 1, 60€. Sinceramente, a ideia que tinha do conceito Starbucks não funcionou nesta loja e penso que muito dificilmente irá funcionar dentro de centros comerciais. Este é o tipo de loja que faz todo o sentido abrir numa zona histórica, onde se possa estar sentado numa esplanada, a conversar e a saborear as 87 mil maneiras de beber café numa Starbucks.

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