segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pedaços de Um Fim-de-Semana Perfeito

Foi um fim-de-semana perfeito. Passado na deslumbrante e romântica vila de Sintra, consegui finalmente ser turista naquele local. Apenas conhecia Sintra de passagem, quanto mais não fosse que já cheguei a lá ir de propósito para comprar os famosos e soberbos travesseiros. Mas desta vez tive tempo para esmiuçar cada ruela, cada esquina, cada monumento com muito mais intensidade, sem pressas e com descontracção. E nada melhor que degustar um chá, numa tarde solarenga mas fria, na "Fábrica das verdadeiras queijadas da Sapa", acompanhado da doçaria regional.

Fiquei alojado no hotel mais antigo da Península Ibérica, o Lawrence´s Hotel, que data de 1764. É um hotel de charme que nos leva a viajar no tempo e onde se sente o romantismo de época a que Eça de Queirós nos habituou nos seus livros. Cada quarto é único e personalizado. As várias salas de estar e de chá mantém os seus traços originais e o atendimento é muito bom. Recomendo.

E não poderia terminar sem a visita obrigatória à Quinta da Regaleira. Classificada como Património Mundial pela UNESCO, ali vive-se algo de esotérico e romântico onde predominam os estilos manuelino, gótico e renascentista. O ponto alto desta visita é o monumental poço iniciático, que possui no fundo uma estrela de oito pontas que invoca aos ideais dos mestres maçónicos. E uma vez no fundo, somos convidados a caminhar pelas deslumbrantes grutas labirínticas que nos conduzem aos belos jardins e lagos do palácio.

Sem comentários: