sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vaga de Frio


Ultimamente os noticiários têm falado imenso da vaga de frio que assola o país. É normal, pois estamos no Inverno. Se fosse Verão, certamente viriam falar das enchentes nas praias nacionais. E como não há notícias importantes para dar, os jornalistas vão enchendo chouriços em horário nobre, para entreter. E assim é que há pouco ouvia uma reportagem num canal generalista em que alguns agricultores da região oeste se queixam por causa do frio e das geadas que lhes dão cabo dos produtos hortícolas. É as alfaces que ficam queimadas com a geada, são os tomates que mirram, as cenouras que engelham, os rabanetes que encolhem, o mangericão que não nasce, enfim, uma "salada" de produtos afectados pelo frio. E a minha questão é a seguinte, mas não é normal estar frio nesta altura do ano? Não estamos por acaso na estação mais fria do ano? E como sobreviveram os agricultores deste país em anos anteriores, em que foram registadas temperaturas mais baixas e em que até nevou em locais onde normalmente não neva? Não consigo perceber, muito sinceramente, o porquê de tanto alarido em volta das temperaturas baixas.

Ah, e no meio disto tudo, e esta foi a notícia seguinte, em modo de "quebrar o gelo", houve um incêndio florestal em Tondela, só assim para aquecer  ambiente.

1 comentário:

Vanessa disse...

Bem verdade! É um tema muito ao estilo português. Acho que nao há povo que goste mais de se queixar do tempo do que nós. É sempre assunto em qualquer lugar.