terça-feira, 30 de setembro de 2008
Jovem Leiloa Virgindade

domingo, 28 de setembro de 2008
Por Um Coração Saudável

E coincidência ou não, esta maratona decorreu exactamente no Dia Mundial do Coração. E aliando o útil ao agradável eu hoje trabalhei para tornar o meu coração ainda mais saudável, fazendo desporto. O Dia Mundial do Coração surge da necessidade de alertar a população em geral para a consciência sobre os riscos das doenças cardíacas e AVC, uma vez que estas são as principais causas de morte em todo o mundo. E porque ter um coração saudável é um factor vital para viver a vida em pleno, nada como praticar uma dieta saudável, praticar exercício físico e não fumar, apenas alguns actos que ajudam o coração a envelhecer mais lentamente. Reduzir os factores de risco só depende de nós.
Deixo aqui uma imagem de uma campanha lançada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, cujo lema é "Live Fast Die Young".

quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Blog Action Day

O tema do Blog Action Day 2008 é a "Pobreza". Por isso já sabes, dia 15 de Outubro diz de tua justiça acerca da Pobreza. Mais do que reflectir, o Blog Action Day quer encontrar soluções para a pobreza ou, no mínimo, causar mudanças a partir dessa consciencialização colectiva. Com cada um fazendo a sua parte (eu vou fazer a minha), todos estaremos um passo mais perto dessa meta. Saiba mais sobre o Blog Action Day aqui e aqui.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Chegou o Outono :(

domingo, 21 de setembro de 2008
Lembram-se do... "Sítio do Picapau Amarelo"?!

Mas voltando ao "Sítio do Picapau Amarelo", escrita por Monteiro Lobato, tratava-se de uma série mágica, fazendo ainda hoje parte do imaginário de muita gente. As histórias eram de encantar e as personagens eram inesquecíveis. Quem não se lembra da ternurenta Emília (a boneca de pano), do Visconde de Sabugosa, a Tia Anastácia ou mesmo de Cuca, a bruxa?! E depois a banda sonora a marcar toda a diferença. Parece que ainda ouço Gilberto Gil a cantar no início de cada episódio:
"Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-pau Amarelo
Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-pau Amarelo
Rios de prata piratas
Voo sideral na mata
Universo paralelo
Sítio do Pica-pau Amarelo
No país da fantasia
Num estado de euforia
Cidade Polichinelo
Sítio do Pica-pau Amarelo"
Dia Mundial da Doença de Alzheimer

segunda-feira, 15 de setembro de 2008
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Pax Rally Lisboa-Portimão


quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Chocolate Com Laranja?!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Onde Estavas no 11/09?

terça-feira, 9 de setembro de 2008
Por Terras do Alentejo
No sábado passado fiz cinco anos de casado e, para comemorar, decidi fazer o que já à algum tempo haveria planeado. Conhecer o Alentejo, interior, na sua pureza. E digo-vos que valeu a pena, pois o Alentejo tem muito para ver e descobrir. E então no sábado rumámos à cidade que viu nascer António Spínola, Estremoz.
É uma cidade pacata, com o seu casario branco em baixo e, subindo, entra-se no castelo construído no Séc. XIII, cujo palácio no seu interior foi convertido em pousada à qual se deu o nome de Pousada Rainha Santa Isabel, uma das mais monumentais e luxuosas do nosso país, pois mantém ainda todas as marcas da sua História. Do castelo observamos quase toda a cidade e os campos que a rodeiam. É uma zona rica em mármores e também se destaca pelo artesanato que pode, aliás, ser observado e/ou adquirido no seu mercado na praça central. Destacam-se os "Bonecos de Estremoz" e as "aldrabas", típicos desta cidade. Mas o que Estremoz tem mesmo de bom, e eu comprovo, é a gastronomia. A escolha não foi fácil, entre a tradicional "Açorda", a "Carne de Porco Alentejana", ou o "Ensopado de Borrego" acabámos por almoçar "Borrego Assado no Forno" que estava divinal, arrisco-me até a dizer que foi o melhor borrego assado que comi até hoje. Seguimos para Évoramonte.
Évoramonte, também conhecida por Santa Maria, destaca-se pelo seu castelo medieval, erguido num dos pontos mais elevados da Serra de Ossa. O castelo é invulgar no seu aspecto arquitectónico. De forma quadrangular, apresenta quatro torres circulares, e mistura elementos do estilo gótico com o estilo renascentista, de inspiração italiana. Já sofreu vários trabalhos de consolidação e restauro, ao longo dos seus 700 anos de existência. Dali observa-se uma imensidão de campos de sobreiros e oliveiras a perder de vista. E o silêncio, esse é quase absoluto. E continuámos em direcção a Évora.
Já conhecia a cidade de Évora, no entanto, não deixa de ter o seu encanto e a sensação de voltar a Évora é sempre como se fosse a primeira vez. Tem um dos centros históricos mais bonitos de Portugal e foi nomeada Património Mundial pela UNESCO. Nela se pode visitar um dos marcos mais famosos da cidade e símbolo da presença romana em território português, o Templo Romano. também conhecido como Templo de Diana em homenagem à deusa romana da caça. Depois nada como sentar um pouco numa esplanada da imponente Praça do Giraldo, a tomar uma bebida e bater dois dedos de conversa. Pode-se visitar ainda a Igreja de São Francisco que contém no seu interior a tão famosa Capela dos Ossos, completamente revestida de ossadas humanas. Pernoitámos em Évora, foi uma noite calma e serena, pelo menos até às seis da manhã, hora a que fomos acordados com um bando de pombos que decidiu ir fazer barulho mesmo em frente da nossa janela. Ainda os espantei, mas eles voltaram, e vencido pelo cansaço, lá desisti e deixei-os em paz. No Domingo dirigimo-nos para sul e fomos visitar Mourão.
Esta zona do Alentejo é conhecida como "As Terras do Grande Lago", por se encontrar tão próxima do Rio Guadiana, e agora a Barragem do Alqueva. Mourão fica na margem esquerda do Guadiana. A antiga vila medieval pode ser avistada em toda a sua plenitude, quando se sobe às muralhas do Castelo. Dali a vista é fantástica e única. Espanha fica logo ali ao lado e a paisagem, com o grande lago como pano de fundo é vivida com intensidade e convida a um passeio de barco pelo Alqueva. Ali próximo encontra-se a nova Aldeia da Luz, reconstruída como a original, com as suas casas brancas e baixas e o museu ao fundo, junto da Igreja de Nª Srª da Luz. Em Mourão avista-se também lá no alto a vila de Monsaraz, a nossa última paragem.
Monsaraz é uma vila lindíssima que preserva ainda as suas construções de xisto e cal, e construída bem no alto, no meio da planície alentejana, surge no horizonte, qual cenário de histórias de encantar. Ali vive-se a História, volta-se atrás no tempo. Em baixo avista-se o Guadiana e as aldeias mais próximas, bem como os extensos campos de vinhas, tão vulgares naquela região. É uma vila muito acolhedora, limpa e bem preservada. E o prazer de lá estar é único, vale mesmo a pena fazer alguns quilómetros e subir até Monsaraz. E depois a gastronomia, tipicamente alentejana. Aconselho um dos restaurantes que tenha esplanada para a planície, pois a paisagem é mesmo bastante agradável. E assim terminou a nossa visita ao Alentejo (ou parte dele), ficou a vontade de repetir e da próxima vez com mais tempo, porque dois dias passam num instante.





sexta-feira, 5 de setembro de 2008
9ª Meia Maratona de Portugal

quarta-feira, 3 de setembro de 2008
O Regresso de Mister "Red"

Quando em 2004 assisti ao filme "Hellboy" não fiquei muito entusiasmado, até porque não sou grande apreciador deste tipo de filmes. Para mim foi mais um filme de super-heróis, como "Hulk", "Spiderman" ou "Superman" em que o protagonista tenta salvar o mundo de uma qualquer catástrofe. No entanto, numa altura em que os realizadores de cinema estão cada vez mais virados para a adaptação de banda desenhada à sétima arte, tenho vindo cada vez mais a ganhar afecto por este género cinematográfico. Nem ouso compará-lo com "O Cavaleiro das Trevas" que para mim foi um dos melhores filmes de super-heróis dos últimos tempos. Mas foi após ter visto "O Labirinto do Fauno" que criei expectativas em relação a "Hellboy II: O Exército Dourado" e fiquei com vontade de o ver. Isto porque ambos os filmes são realizados por Guillerme del Toro e como eu fiquei fascinado com os cenários e personagens de "O Labirinto do Fauno", achei que "Hellboy II" seria um bom filme. Então fui vê-lo e não me enganei! É um estrondo de filme, daqueles filmes que vale mesmo a pena assistir no cinema. Prima não só pelas personagens que transitaram do primeiro "Hellboy" e também as novas, mas prima sobretudo pelo humor inteligente que del Toro vai introduzindo entre as várias cenas de acção. É um filme que deixa vontade de ver mais e de certeza que irá haver um terceiro, pois ficou essa sensação. E para quem ainda está indeciso aqui fica a sinopse: "Após a quebra de uma antiga trégua mantida há anos entre a humanidade e o reino da fantasia, o inferno na Terra está prestes a deflagrar. Um príncipe cruel procura despertar um avassalador e imperioso exército, formado por guerreiros mecânicos imortais, para acabar com a raça humana. Hellboy terá a difícil tarefa de impedir os planos do malévolo príncipe e do seu exército."
"O Mel Bailando Se Quer"
Desde há três anos que sou visitante assíduo da "ZimbraMel", a Feira do Mel da Península de Setúbal. Decorreu no passado fim de semana no Castelo da Vila de Sesimbra. É aí que me abasteço do chamado "Néctar dos Deuses" do qual sou bastante apreciador. O mel faz parte da minha alimentação, sobretudo no Inverno. Bebo chá, nunca com açúcar mas sempre com mel, ao pequeno almoço, um iogurte com uma colher de mel também é muito bom ou simplesmente o mel natural.
Desde muito cedo tomei conhecimento dos benefícios que o mel traz para a saúde. Parece que ainda vejo o meu avô, apicultor, com o fato branco vestido, a rede que protege o rosto, qual praticante de esgrima (mas sem espada), salpicado de pequenos pontos negros em movimento enérgico, dirigindo-se para as colmeias, afim de colher o resultado de tantos dias de trabalho de centenas de pequenos insectos. Lembro-me de comer à colherada o mel ainda dentro dos favos, que ele me entregava num prato e depois cuspir os pequenos pedaços de cera. Mas isso já foi há alguns anos. Ainda hoje me deleito com um favo de mel acabado de colher. Daí eu gostar de ir à "ZimbraMel", pois lá ainda os encontro. Para além do mel, existem ainda alguns stands com doçaria regional, à base de mel, pois claro, da qual destaco as "brisas do castelo", uma espécie de travesseiro com massa folhada e um recheio delicioso. Mas não é tudo. Ali podes ainda encontrar produtos de cosmética, à base de mel. Para além da mostra e comercialização de mel e outros produtos apícolas, distribuídos por vários stands, a "ZimbraMel" oferece aos seus visitantes diversos espectáculos musicais, animação infantil, actividades de desporto/aventura e uma pequena exposição de artesanato da região.

terça-feira, 2 de setembro de 2008
Quase a Estrear...
...o musical "CABARET", encenado por Diogo Infante, no Teatro Maria Matos. Vou querer assistir a este espectáculo, pois acho que valerá a pena. É já no próximo dia 10 a grande estreia e prolongar-se-á até dia 28 de Dezembro.
Foi adaptado da versão cinematográfica, de 1972, que ficou para a história com a inesquecível voz de Liza Minnelli a dar vida à cantora Sally Bowles. Tudo começou com um concurso na RTP1 "À Procura de Sally", onde várias candidatas tentaram a sua sorte, lutando para ficar com o papel de Sally, neste musical. Ana Lúcia Palminha foi a vencedora do programa, escolhida para interpretar o papel da protagonista. Sally Bowles é uma jovem cantora inglesa que trabalha no Kit Kat Klub, em Berlim, e por quem um escritor americano (Cliff Bradshaw) se vai apaixonar. "CABARET" relata a vivência na capital alemã, na década de 30, num tempo de contradições e ascensão nazi, ambiente com o qual o amor de Sally e Cliff terá de conviver e sobreviver. Um espectáculo a não perder.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008
@Coisas Giras Por Email (IV)@
A Universidade Católica publicou mais uma sondagem com base nas respostas dadas por 850.000 habitantes em Portugal à seguinte pergunta:
-Você acha que existem demasiados emigrantes em Portugal?
20% - Sim
13% - Não
67% - Oi?!
Subscrever:
Mensagens (Atom)