domingo, 28 de setembro de 2008

Por Um Coração Saudável

Como anunciei há uns dias atrás, hoje fui fazer a travessia da Ponte Vasco da Gama, a correr. Lá me levantei bem cedo e após ter tomado um pequeno almoço bem reforçado dirigi-me para o Parque das Nações, onde apanhei o autocarro para a partida da EDP 9ª Mini-Maratona de Portugal, na Vasco da Gama. A prova correu muito bem, acho que estou em forma, ainda apesar da ligeira dor de garganta e vias nasais obstruídas. Mas sinto que soube a pouco. Foi a segunda vez que participei e já decidi: para o ano que vem participarei na Meia Maratona. Psicologicamente já estou preparado para correr 21Km, agora tenho um ano para me preparar fisicamente. Não há-de ser nada. Quanto aos vencedores, claro que os quenianos estiveram novamente ao rubro e não dão a mínima hipótese aos portugueses. Silas Sang dominou o sector masculino alcançando o primeiro lugar após 1:01.26 horas. Já no sector feminino quem ganhou foi a também queniana Rita Jeptoo.

E coincidência ou não, esta maratona decorreu exactamente no Dia Mundial do Coração. E aliando o útil ao agradável eu hoje trabalhei para tornar o meu coração ainda mais saudável, fazendo desporto. O Dia Mundial do Coração surge da necessidade de alertar a população em geral para a consciência sobre os riscos das doenças cardíacas e AVC, uma vez que estas são as principais causas de morte em todo o mundo. E porque ter um coração saudável é um factor vital para viver a vida em pleno, nada como praticar uma dieta saudável, praticar exercício físico e não fumar, apenas alguns actos que ajudam o coração a envelhecer mais lentamente. Reduzir os factores de risco só depende de nós.
Deixo aqui uma imagem de uma campanha lançada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, cujo lema é "Live Fast Die Young".

Sem comentários: