domingo, 1 de agosto de 2010

Buddha Eden Garden

Como programa de fim-de-semana e em alternativa à praia, escolhi uma escapadela até ao Buddha Éden Garden, também conhecido por "Jardim da Paz". Este amplo jardim, que para muitos passa despercebido, fica situado na Quinta dos Loridos, freguesia do Carvalhal, concelho do Bombarral.
A Quinta dos Loridos é um solar do século XVI que foi convertido em unidade hoteleira de luxo, sendo também uma afamada produtora de vinhos, nomeadamente de espumantes.

O jardim Buddha Eden, com uma área de 35 hectares, um lago artificial e cerca de 6 mil toneladas de estátuas, deixa qualquer visitante encantado pelo seu espaço de calma e paz de espírito. Foi idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Berardo presta assim, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais. È uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto património escultórico.

Sem comentários: