terça-feira, 9 de junho de 2009

Com Bancos Assim...

Hoje dirigi-me pessoalmente a um balcão do meu banco para fazer uma reclamação. Agora percebo o porquê de, em plena crise mundial ainda haverem bancos que apresentam lucros brutais. E o meu é um deles. Senão vejamos, ainda recebo em casa, em papel, o meu extracto bancário, pois acho ser a melhor forma de controlar os movimentos da minha conta. Mas normalmente não costumo ligar muito ao extracto. Só que desta vez ouve um valor que se destacou. Era respeitante a um reabastecimento que fiz num posto de combustível, e além do valor que consumi, cobraram-me mais 0,50€. Um olhar mais atento em extractos anteriores, qual não é o meu espanto quando verifico que isso acontece sempre em todos os abastecimentos que faço, independentemente do valor consumido. Ou seja, quer eu consuma 10€ ou 50€ de gasóleo, eram-me sempre cobrados 0,50€. Apresentada a reclamação, e depois de ser reencaminhado para alguém mais competente no assunto, explicaram que se tratava de uma taxa cobrada pelas gasolineiras, mas que era indevida e não autorizada. De facto nunca ninguém me informou que ao pagar as MINHAS compras com o MEU dinheiro, me cobrariam mais 0,50€. Uma roubalheira, é o que é, meus amigos. Parece então que se trata de um "erro" da CIBS associado ao meu cartão multibanco que o reconhece como um cartão de crédito e não como um cartão de débito normal. O estranho disto é serem só as gasolineiras a praticarem essa cobrança. E agora imaginem que fazem isto diariamente a milhares de clientes que nem sequer, como eu, olham para os movimentos de conta. Façam as contas e imaginem os milhões que os bancos e gasolineiras metem ao bolso.
Saí de lá com a promessa de ficar com o problema resolvido e o dinheiro que me foi cobrado indevidamente irá ser restituído no prazo de uma semana. A ver vamos!
Aproveitando o facto de estar ali, decidi ainda fazer um levantamento em numerário. Informaram-me que me iriam ser cobrados 3,87€ por esse mesmo levantamento, mais o imposto de selo. Ou seja, eu tenho de pagar para levantar o meu próprio dinheiro. Paga-se por tudo e por nada para podermos usufruir do nosso próprio dinheiro. Estamos a voltar aos tempos antigos, em que o melhor é guardar o dinheirinho debaixo do colchão e aí já não corremos o risco de nos serem cobradas taxas indevidamente nem ter de pagar para o gastar.

Sem comentários: