domingo, 7 de junho de 2009

Separados à Nascença?! (IV)

Haverá coincidências? Ou tratar-se-á apenas de uma mera semelhança?
Em dia de Europeias e depois de tanto ver e ouvir estas figuras da política portuguesa, em campanha na televisão, algo me despertou a atenção em Vital Moreira. Fazia-me lembrar alguém ou alguma coisa, mas não sabia o quê (para além do Avô Cantigas que já abordei aqui). Foi então que se fez luz, e recuando uns anos atrás, até à minha infância, lembrei-me do criador de Pinóquio, o Gepeto. É que é tal e qual aquela figura da Disney, com o cabelo branco e aquele tufo farfalhudo por baixo do nariz. Mas os meus pensamentos não ficaram por aqui. E foi então que me lembrei que Sócrates é apelidado por muita gente de Pinóquio ou simplesmente Pinócrates. Tudo por causa das promessas não cumpridas, das mentiras e dos sucessivos escândalos a que este ministro vem sendo submetido. E esta alcunha surgiu muito antes de Vital Moreira ser eleito cabeça de lista pelo PS para as eleições europeias. E é aqui que surge a coincidência, de um lado Sócrates e Vital Moreira, ligados pela política e do outro lado o Pinóquio e o seu criador, Gepeto. E quer queiram quer não, as semelhanças estão à vista.

2 comentários:

silvestre disse...

Muito bem visto mesmo! :-)

cristina disse...

E com o avô Cantigas hein?