domingo, 7 de junho de 2009

Europeias 2009

Hoje é dia de eleições europeias e como cidadão cumpridor dos meus deveres que sou, eu vou votar. Vou votar, mas o meu voto não vai ser um voto qualquer, não vou votar a favor deste ou daquele partido ou a favor deste ou daquele candidato, porque fez mais ou menos promessas ou porque me pareça ser um político de confiança. Não, o meu voto vai ser um voto contra. Vou votar contra este governo que nos tem tirado tudo, contra o sistema de liderança deste país, contra quem está no poder e nada faz para defender os cidadãos portugueses.
Estava ansioso que este dia chegasse, não para ir votar, mas porque estava exausto de tanta e tamanha campanha política. Farto de direitos de antena ( acho que deveria haver direito de antena também para o cidadão comum), farto de campanha política, farto de políticos que enchem os telejornais com falinhas mansas e promessas que não cumprem, farto dos cartazes que poluem as ruas e ficam por aí meses a fio, mesmo depois das eleições, farto de populares apoiantes de partidos que gritam desalmados pelas ruas e cuja opinião pública não surte qualquer efeito.
Mas já deveria estar habituado, pois a política neste país funciona mesmo assim, é uma forma de propaganda, do género mercado de peixe em que cada um tenta gritar mais alto por forma a conseguir vender o seu produto. E estes são os mesmos políticos que gerem os nossos impostos, que nos deveriam dar justificações de como é gasto esse dinheiro e em vez de nos apoiarem lutam por um jogo de poder e interesses próprios.
Por tudo isto, eu hoje vou votar, mas vou votar contra os que me tiraram poder de compra, contra os que fecharam dezenas de centros de saúde, os que fecharam dezenas de escolas primárias, obrigando crianças a fazerem quilómetros para aprenderem a ler e a escrever. Vou votar contra quem alterou as leis da reforma, obrigando as pessoas a trabalhar até não terem mais qualidade de vida para usufruírem dessa mesma reforma. Contra quemnão faz nada para atenuar a insegurança que se vive actualmente neste país, colocando por exemplo, mais polícias nas ruas. Contra quem me aumentou os impostos. Voto contra quem mandou as brigadas da ASAE por esse país fora, fechando estabelecimentos comerciais que eram o ganha-pão de tantas famílias portuguesas, e que acabaram também com tantas tradições típicas. Voto contra quem não faz nada pela justiça. Contra quem só está empenhado em obras públicas, completamente desnecessárias, tais como TGV's e aeroportos, quando temos hospitais públicos a cair de podres, escolas a precisarem de ser melhoradas e instituições de solidariedade sem qualquer tipo de apoio, por exemplo.
Por tudo isto, eu hoje vou votar.

1 comentário:

cristina disse...

disseste tudo!!!!!!!!!!!!1