segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Inimigos Públicos

John Dillinger (Johnny Depp) é um temido gangster americano que na década de 30, juntamente com o seu gang e aproveitando-se da depressão pós 1ª Guerra Mundial, aproveita esse facto para aumentar a sua riqueza, assaltando bancos. Dillinger, sendo um assaltante, era de esperar que fosse odiado pelo povo. No entanto, ao assaltar bancos, ele luta contra o estado de corrupção vivido na época, ganhando apoio por parte da população que vêm nele um herói destemido. E assim também o telespectador vai criando um carinho especial pelo personagem à medida que o filme se desenrola.
Não sendo um grande seguidor de filmes de gangsters, "Inimigos Públicos" não desilude e é com certeza uma grande obra de Michael Mann, depois de Colateral, realizado em 2004. Mann apresenta-nos uma história muito bem contada, baseada em factos reais e de um profundo dramatismo. Aqui vemos Johnny Depp num papel um pouco diferente ao que estamos acostumados e ver. Mas o seu desempenho é de tal forma brilhante que só mostra o quanto ele é um bom actor, um dos meus preferidos.
O filme aparece numa altura coincidente com a época retratada. Estamos a atravessar uma crise mundial a nível económico em que existe também uma certa desconfiança no que respeita a instituições bancárias e em que a corrupção (veja-se o exemplo do caso BPN e BPP no nosso país) é o prato do dia. Às vezes dava jeito que aparecesse por aí um Dillinger que banisse todos esses corruptos e devolvesse a confiança ao povo.
Este já está entre os meus filmes favoritos para este ano.

Sem comentários: