sábado, 23 de maio de 2009

A Jornalista e o Bastonário

Parece que ontem ouve uma luta renhida, em directo no jornal nacional de sexta feira, na TVI (ver vídeo aqui). Os intervenientes eram a jornalista Manuela Moura Guedes e o Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto. Apesar de não se ter tratado de uma luta física, ambos se acusaram de forma desbocada, verbalmente, e por pouco iam havendo milhares de pequenos pedaços de botox espalhado por todo o estúdio daquela estação televisiva, tal era a exaltação de ambos. Mas apesar de Manuela Moura Guedes ter sido derrotada pelo Bastonário e tendo ido ao tapete de forma inesperada, tenho a louvar a posição de ambos. Por um lado a jornalista que, apesar de ter sido enxovalhada em directo, à frente de milhares de espectadores, soube manter-se firme, sem ter entrado muito numa de peixeirada e aceitando a derrota de cabeça erguida. Do outro lado, Marinho Pinto, que teve tomates para dizer olhos nos olhos, aquilo que muitos gostavam de dizer a Moura Guedes. E a meu ver, o que ele disse é a mais pura das verdades, há muito que o jornalismo da TVI deixou de o ser.
Mas o povo gosta é disto, querem é espectáculo e se for de graça e em directo, como é o caso, melhor ainda. E quem lucra com isto é o marido da Manuela, director da TVI, porque não está aqui em causa se aquilo é bom ou mau jornalismo. O que interessa é ganhar audiências, e o resto que se lixe!

1 comentário:

Daniel C.da Silva disse...

Eu só vi os primeiros 20' mas depois vi o resto na net.

Antes de mais eu louvo as "denúncias" que ninguém com poder faz, do bastonário. Ninguém se atreve a dizer o que ele diz e que todos sabem ser verdade.

Sobre a M.M.Guedes ela estava mais como advogada de acusação do que como jornalista, e o homem irritou-se e disse-lhe o que achava dela.

Mas estou como tu: de alguma forma ganharam os dois. Por motivos diferentes, claro.