quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Donativos Fraudulentos

Não me surpreendeu nada a notícia que ouvi ontem na rádio, enquanto ia para o trabalho, ou não estivéssemos nós a residir num país chamado Portugal. Consta que foram criados vários sites e que andam por aí a circular vários e-mails a pedir donativos para ajudar as vítimas no Haiti, mas cujas contas onde entram esses donativos são fraudulentas. A iniciativa de pedir donativos por parte de entidades como a Cruz Vermelha Portuguesa parece-me excelente pois se fosse conosco, certamente também gostaríamos de ser ajudados por outros países. Agora o que me choca no meio de tudo isto, é haver gentinha que se aproveita da desgraça dos outros para angariar uns trocos. Sim, porque tudo o que se possa juntar e enviar para o Haiti é pouco, são meramente trocos para aqueles desgraçados em apuros. Como é possível existirem abutres que se aproveitam daquelas pessoas que estão a passar fome, que perderam familiares, amigos, casa, que têm que lidar com epidemias e que têm que enfrentar o futuro começando tudo do zero. É triste quando o ser humano age desta forma.
Outra coisa que me deixa indignado é o facto de os bancos se estarem a aproveitar das comissões das contas abertas para este fim. Parece que em Espanha há bancos que cobram comissões de 70%. Não deveriam esses dinheiros serem também enviados para ajuda aos haitianos? Não deveria haver uma entidade reguladora que metesse mão nestas vigarisses? É tudo a aproveitar-se dos pobres coitados.
Já agora fica o alerta, para quem receber e-mails suspeitos a pedir donativos, deve reenviar os mesmos para fraudissues@ifrc.org e fazer denúncia dos mesmos.

Sem comentários: