sábado, 17 de janeiro de 2009

"ENTROPA" ou Entropia?!

Tudo começa quando a Comissão Europeia, presidida pela República Checa, decide encomendar uma obra de arte a um artista checo, de seu nome David Cerny. A ideia era simples, Cerny teria de contactar com 27 artistas, um por cada estado membro, e com eles criar a dita obra, obra esta que pretendia ser uma recolha dos estereótipos associados a cada país, ridicularizando-os como forma de serem ultrapassados. O resultado (que pode ser visto na imagem) estava longe do inicialmente imaginado e, pior ainda, veio-se a descobrir que David Cerny não passa de um impostor que, prometendo que iria contactar os tais 27 artistas, não só não o fez como ainda inventou as suas biografias e recebeu ajuda de alguns amigos para realizar a obra de arte, baptizando-a de "ENTROPA". Assim sendo, para retratar Portugal, Cerny "contactou" uma artista nacional, chamada Carla de Miranda (sabe-se agora que não existe) e com ela criou um mapa de Portugal, que representa uma tábua sobre a qual aparecem três bifes, sendo estes, países que em tempos foram colónias portuguesas. Mas onde está o tal estereótipo português aqui representado? Ainda se tivessem colocado os bifes dentro de um Magalhães em que este era um grelhador... Parece também que os polacos não ficaram muito contentes com o seu estereótipo que na obra é representado pelo país com um grupo de padres que erguem uma bandeira do movimento gay. Mas melhor ainda não ficou a Alemanha, em cujo mapa aparece uma rede de autoestradas que se assemelha a uma cruz suástica. Enfim, parece que todos os estados membros têm uma crítica a fazer em relação aquilo que retrata cada país. E agora que se sabe toda a verdade acerca da criação desta obra de arte, esta não passa de uma visão apalermada de Cerny, de lugares comuns sobre cada país (daí ter saído a ideia peregrina e estúpida de Portugal ter como estereótipo uma tábua de madeira com bifes que representam países africanos, agora ex-colónias) vendendo-a como uma colagem de criação colectiva e inventando um artista por cada país, produzindo uma fraude representada em catálogo. "Aquilo" está exposto no edifício Justus Lipsius, em Bruxelas.

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