domingo, 11 de janeiro de 2009

Uma Tarde em Belém

Aproveitando o lindo sol que ontem presenteou todo o país, e apesar do frio deste Inverno que teima em deixar-nos, fui dar um passeio até Belém. É uma das zonas que mais gosto na cidade de Lisboa e ideal para um passeio a pé, de preferência junto ao Tejo. Depois porque ali se concentram alguns dos mais bonitos e emblemáticos monumentos de Lisboa, como é o caso da torre de Belém ou o Mosteiro dos Jerónimos. Penso que foi a primeira zona que conheci da cidade, quando ainda era pequeno e então vínhamos nas excursões da escola, visitar o Planetário, o Museu dos Coches e a Torre de Belém. Penso que faz parte do percurso escolar de um indivíduo. Ou isso ou visitar o Jardim Zoológico. Mas adiante, é em Belém que se fabricam os famosos pastéis cujo aroma paira no ar e torna irresistível uma prova gastronómica de tal iguaria.
E assim foi, não resisti a beber um café acompanhado pelo belo pastel de Belém, mas para minha desilusão, não foi na Fábrica dos Pastéis de Belém, como eu gostaria, porque o meio-mundo de gente que ali se concentrava era tal que se eu decidisse esperar pela minha vez de ser atendido, se calhar ainda hoje lá estava. Fui então à pastelaria "A Chique de Belém", que pode não ser a mesma coisa, mas prima pelo atendimento.
Constatei também que o outro meio-mundo que não estava à espera nos Pastéis de Belém, estava concentrado à entrada do novo "Starbucks" de Belém, ali mesmo ao lado. É outra coisa que não compreendo, filas para comprar café. Mas parece que estes fulanos vieram para vencer, pois a afluência às lojas é enorme. Ou o café é mesmo muito bom, ou há ali um segredo qualquer que atrai quem por ali passa.
Para acabar o Domingo em grande forma, resolvi enriquecer um pouco a minha cultura, e fiz uma visita ao Museu Berardo.

Sem comentários: