Então neste Domingo, já que estava em Belém, fui ao CCB ver duas exposições que decorrem no Museu Colecção Berardo. A primeira, de fotografia, é a BESart (Colecção Banco Espírito Santo) que se intitula "O Presente: Uma Dimensão Infinita", que reúne cerca de 450 obras de 176 artistas, portugueses e estrangeiros. É uma exposição que surge do desejo do BES partilhar com o público a necessidade de contar, através das obras de arte, o presente, e imaginar um hipotético futuro, oferecendo um panorama do mundo, que apenas os artistas nos podem dar.
A segunda exposição, de pintura, chama-se "Não Te Posso ver Nem Pintado" e apresenta ao público um percurso da figuração na pintura nos últimos 50 anos. Aqui podem ser vistos trabalhos de artistas internacionais e nacionais que se expressam através da figuração em tela. Eric Corne diz que "O título da exposição, na sua provocação, conduz-nos ao essencial do tema. Ver em pintura, ver a pintura, é uma coisa complicada, porque, por vezes, como sublinhava o grande historiador de arte Daniel Arasse: 'não vemos nada...'".
São, de facto, duas exposições que vale a pena serem visitadas, e é uma boa forma de passar uma tarde de Domingo, rodeado de cultura.
Damien Deroubaix - "World Downfall", 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário