quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Acreditar!

[Acreditar] // v. tr., dar crédito a; ter como verdadeiro; crer; abonar; autorizar junto de alguém; alcançar boa reputação. Por estes dias muitas pessoas reflectem sobre a vida que levam. É tempo de reflexão, de pensar, de fazer um balanço acerca do ano que chega ao fim e darem-se como satisfeitos por terem atingido determinado objectivo. Ou então tentar perceber o porquê de não terem realizado algo que há tanto planeavam, perceber o que falhou, o que está mal. E então convencem-se a si próprios que agora é que é, aplicam o termo "ano novo vida nova", fazem-se resoluções, planos, mudanças e com muita esperança fazem-se ao caminho.
Eu não gosto de fazer planos, gosto de viver o momento presente e tirar disso o maior partido, um dia de cada vez. Por isso, o início de um novo ano não tem para mim muito significado, é um virar de página no calendário, porque de resto continua tudo igual. Os políticos que governam o país são os mesmos, a corrupção continua, os criminosos continuam à solta, os israelitas e palestinianos continuarão a matar-se uns aos outros, milhares de inocentes morrem por culpa da ganância de outros, tudo estará igual. Ás vezes também tenho vontade de atirar com um par de sapatos, malcheirosos de preferência, a uns quantos políticos hipócritas. Mas resolverá isso alguma coisa? Mudará isso o mundo ou a forma de pensar das pessoas? Não! Continuará tudo na mesma.
Resta-nos ACREDITAR que um dia tudo mudará, porque o sonho comanda a vida e se acreditar-mos muito numa coisa ela pode mesmo acontecer. Eu penso assim, por isso acredito que um dia vamos ter um mundo melhor, mais justo, mais cívico e menos violento. Acreditar é uma palavra forte, cheia de significado, mas que tem de ser levada a sério. Cabe a cada um de nós acreditar. Mas acreditar não é ficar à espera que outros resolvam os nossos problemas, não é ficar à espera que os políticos resolvam os conflitos mundiais e não é culpá-los pelo mundo que temos. Porque a culpa é de todos, porque fomos nós, o povo, quem votou neles. Cada um é responsável pelo caminho que escolheu, por isso cabe-te a ti melhorá-lo, seguir em frente, lutar e se, por acaso tropeçares numa pedra, por alguma razão isso aconteceu, porque a vida não está fácil, mas não podes contar com os outros para a tornar menos difícil.
Por isso, não fazendo qualquer tipo de planos, eu acredito que 2009 será um ano de mudança, difícil talvez, mas que vai fazer muita gente pensar que se calhar o dinheiro não é tudo na vida e que já que cá estamos e nos foi oferecido este dom, a vida, então é melhor aproveitar para melhorar o meio em que vivemos.

1 comentário:

Buddy le bulldog disse...

Bom ano primo, e vamos là todos acreditar, para que este ano paressa ainda melhor que os ultimos.

Para mim não podia começar da melhor maneira, encontrei um novo travalho, que vou commeçar no dia 5 de janeiro.

Espero que durante este novo ano tenhas a oportunidade de concretisar todos os teus sonhos, mesmo os mais malucos. E se um deles é ganhar ao Euromilhões não te esqueças das pessoas que te são proximas.

Grande abraço para ti e a Telma.