segunda-feira, 2 de março de 2009

Da Falta De Pontualidade

A seguir à falta de respeito, a falta de pontualidade deve ser aquela que mais me irrita. Se bem que a falta de uma (pontualidade) implica sempre a outra.
Hoje, eu e a T. fomos a uma consulta de Oftalmologia no Instituto Oftalmológico de Lisboa (IOL), porque nos fora recomendado há uns tempos atrás. Marcámos consulta ainda no ano passado e só tínhamos vaga para hoje. Quatro longos meses à espera de sermos atendidos! Pensámos "se demora assim tanto tempo é porque tem muita gente para ser atendida, logo será uma boa clínica". De manhã telefonaram à T. a perguntar se ela não preferia ir antes da hora marcada, pois parecia que tinham havido umas desistências e estavam a adiantar as consultas. E nós tudo bem, quanto mais cedo fôssemos atendidos melhor. Chegámos à clínica com uma hora de antecedência, fizemos a inscrição e sentámo-nos à espera. Pensámos que íamos ser atendidos dali a alguns instantes, mas estávamos ainda longe de saber que a espera iria ser mais que longa. Começaram os burburinhos na sala de espera, pessoas que já ali estavam à mais tempo, "porque o Doutor é sempre a mesma coisa", "porque me disseram para estar cá às três e já são quase cinco". Quem espera desespera e é verdade. Passadas quase três horas e já desesperados fomos tentar saber o porquê do atraso do médico que parece ser "normal deixar os clientes à espera". A assistente lá marcou um número e do outro lado ficou a saber que ele ainda estava noutra clínica e tinha ainda dois clientes para atender. Foi a gota de água, ainda lá estávamos agora se resolvêssemos ficar. É muito mau as coisas acontecerem desta forma. O nosso sistema de saúde público já é o que é e mesmo a pagar as pessoas são mal atendidas. Saí de lá bastante indignado, pois acho uma falta de respeito as pessoas (neste caso aquele médico), faltarem às suas responsabilidades. Se eu tenho uma hora marcada só tenho de ser atendido a essa hora, ponto final. Até pode ser o melhor médico do mundo, mas eu não tenho que aturar faltas de respeito. Só tenho pena de não ter feito uma reclamação por escrito, pois por norma sou tolerante a este tipo de situações. Mas de agora em diante, sempre que for mal atendido irei reclamar, porque se não fizermos nada, este país não anda para a frente. Fica estagnado.

Sem comentários: