sábado, 7 de março de 2009

"Estás Aqui Para Ser Feliz"


Ao visionar aqui este vídeo fiquei a pensar. A pensar que envelhecer com qualidade de vida deve ser a melhor coisa que se pode levar deste mundo. É um tema do qual não me sinto muito confortável para falar. Porque talvez tenha medo de envelhecer, porque afinal a velhice é a mais heterogénea de todas as idades. E ainda porque, infelizmente, a nossa sociedade encara cada vez mais a velhice, não como um processo contínuo e natural de crescimento intelectual, emocional e psicológico, mas como um acontecimento estranho, muitas vezes associado a doença e demência. Assusta-me a forma como os idosos são tratados hoje em dia na sociedade em que vivemos. Em Portugal, uma em cada cinco pessoas com 65 ou mais anos vive sozinha. Muitos são abandonados pelos familiares, sem escrúpulos, em lares e instituições, quando começam a depender destes de forma mais directa. Outros acabam por ficar completamente sozinhos no mundo, sofrendo em silêncio, perdendo toda uma vida, material e emocional, que tantos anos levaram para construir, abandonando-se ao leito da inevitável morte.
Saber envelhecer não é fácil, sobretudo numa sociedade como a nossa que cultiva o estereótipo de beleza, de juventude, de vaidade, levando as pessoas a recorrer a cirurgias estéticas para corrigir e eliminar aquilo com que a idade nos vai presenteando. Saber envelhecer é um acto contínuo de aprendizagem, é olharmo-nos ao espelho e encarar de forma positiva as limitações que o passar do tempo nos traz. é encarar o vazio dos dias, tirando deles o melhor partido e usufruindo ao máximo de momentos de prazer. É ser feliz até ao último momento. O filme aqui representado, bastante comovente, na minha opinião, retrata bem este sentido da vida. A mensagem que fica é bastante realista e, apesar de ser um spot publicitário para esse gigante que é a Coca Cola (passo a publicidade) aqui está demonstrada a forma como eu gostaria de envelhecer. Tirando o máximo proveito dessa etapa da minha vida, encarando os fracassos e erros do passado e aceitando-me a mim mesmo, vivendo cada dia como se fosse o último. Envelhecer, sim, mas com prazer. E quem se recusar a aceitar estas mudanças na sua vida, por certo não irá envelhecer de forma natural e feliz. E até atingir a velhice e ao recusar a mesma, estamos a diminuir a nossa auto-estima e estamos a ser pessimistas ao ponto de não sabermos aproveitar ao máximo aquilo que de bom a vida tem para nos oferecer. Porque afinal, "esta vida são dois dias" e "estás aqui para ser feliz".

Sem comentários: