terça-feira, 17 de março de 2009

"Discriminação Positiva"

[Discriminação]
1.acto ou efeito de discriminar; separação, destrinça.
2.Capacidade de estabelecer diferenças claramente; discernimento, distinção.
3.acção de tratar pessoas ou grupos de pessoas de forma injusta ou desigual, com base em argumentos de sexo, raça, religião, etc.

Mais uma polémica instalada neste pacato país de brandos costumes. Desta feita as declarações públicas proferidas pela Directora Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, relativamente à notícia de crianças de etnia cigana que estão a ter aulas num contentor à parte dos restantes alunos numa Escola Básica de Barcelos. Paço a citar: "A DREN autorizou este projecto em Julho ou Agosto do ano passado exactamente por ser um projecto de discriminação positiva"(...)"Precisamente por se tratar diferente o que é diferente, e neste caso temos uma comunidade que ainda vive em acampamento e com muitas carências socio-económicas".

Inicialmente, interpretei mal tais palavras, porque independentemente de se tratar de ciganos ou de outra raça qualquer, já é mau vir falar de discriminação, quanto mais de "discriminação positiva". Eu desconhecia até à data que existia este termo. Mas de facto constatei que vem no dicionário e é definido como "medida ou conjunto de medidas de excepção destinadas a prevenir ou eliminar formas de discriminação e/ou a compensar desvantagens resultantes de atitudes e estruturas discriminatórias vigentes, promovendo assim a igualdade de oportunidades". E após estudar esta definição e fazendo ainda uma segunda análise às palavras de Margarida Moreira, eu dou a mão à palmatória e acabo por lhe dar razão. Desconheço os motivos que estão por detrás da decisão desta escola de isolar estes 17 alunos dos restantes, mas percebe-se agora que estas crianças não foram enfiadas dentro de contentores por pura discriminação. Existe todo um projecto social na origem da integração destas crianças na dita escola. O que é compreensível pois seria de mau grado misturar com alunos de seis, sete anos, no inicio da actividade escolar, com outras quase a atingir a idade adulta e que foram "repescadas" para a escola, pois parece que muitos já haviam abandonado a escola.

Talvez o comentário de Margarida Moreira não tenha sido muito feliz, tornando esta notícia ainda mais mediática, mas não é nenhum descalabro. Até porque o contentor nem é um contentor mas sim, segundo palavras da própria, um monobloco. E que eu saiba, o povo cigano, quando não vive num bairro social, pagando rendas irrisórias e vivendo do Rendimento de Inserção Social, vive precisamente nestes monoblocos ou então pior, em barracas. A escassos quilómetros de minha casa existe um aglomerado de monoblocos onde reside uma comunidade cigana. Por isso, nada a que já não estejam habituados!

Sem comentários: