segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dia Mundial Das Zonas Húmidas

Celebra-se hoje o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Convenhamos que se trata de um tema que pode ser interpretado com segundas intenções. Tudo depende da imaginação de cada pessoa, e cada um celebra este dia da maneira que mais lhe convém.
Eu não sou de ficar indiferente a estas datas e gosto sempre de saber algo mais acerca delas. Assim sendo, e após uma pesquisa no Google, ficaram alguns excertos que me chamaram mais a atenção , tais como "Desde tempos remotos que o Homem tem recorrido às Zonas Húmidas para seu próprio sustento e lazer, dada a sua variedade de habitats e de espécies(...). No entanto, é de ressalvar que as Zonas Húmidas são ecossistemas frágeis, pelo que deverão ser explorados cuidadosamente, de forma a manter a sua herança cultural e natural, beneficiando residentes locais e visitantes...". Interessante, visto desta forma.
Com o aquecimento global, muitas destas zonas tendem a desaparecer, bem como a fauna aí existente (o que, de certa forma nem é mau de todo) e também a flora (sendo ou não utilizada).
Nesta data, muitos são aqueles que tentam aproximar-se de uma zona húmida, talvez para comemorar, mas nem todos conseguem atingir tal objectivo. A esses eu quero dizer "coragem e não desistam".
Ide então comemorar este assinalável dia...

1 comentário:

Inês Brito disse...

Sem dúvida que as zonas húmidas são ecossistemas necessários!

Bj,
(i)