quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sobre os GRAMMY AWARDS

Realizou-se no passado Domingo mais uma edição dos chamados "óscares da música", a 51ª edição dos Grammy Awards. Foi na "Cidade dos Anjos" no Staples Center (parece o nome de uma grande superfície que vende material de escritório, mas não; o Staples Center é um ginásio desportivo de grandes dimensões onde para além de eventos desportivos de grande importância, são realizados outros eventos como os Grammy's). Parece que os resultados trouxeram grandes surpresas e, apesar de não concordar com alguns deles, acho que outros foram bem merecidos. Mas isto é como tudo, não se pode agradar a todos. Assim sendo, o grande vencedor desta edição foi o duo Robert Plant e Alison Krauss que para mim eram completamente desconhecidos até à data. Mas é para isso que este tipo de cerimónia também serve, para dar a conhecer ao público, músicos e álbuns. Mas voltando a Robert Plant e Alison Krauss, eles receberam o Grammy de Melhor-Álbum-do-Ano ("Raising Sand"), Melhor-Gravação-do-Ano, e ainda Melhor-Colaboração-Pop-Vocal. Depois de ouvir algumas músicas deste duo confesso que não fiquei fã. A música deles é demasiado folk, não faz bem o meu género, mas são gostos. A cantora britânica Adele também ganhou dois Grammys e muito merecidos, na minha opinião. Ouçam o álbum dela (Nineteen) e saberão do que estou a falar. Ela foi a melhor Artista-Revelação e também a Melhor-Performance-Vocal-Feminina com o single "Chasing Pavements". Eu fiquei fã de Adele desde a primeira vez que ouvi "Chasing Pavements", penso que na Antena 3. Tem uma voz espectacular, que entra e fica no ouvido e que dá vontade de ouvir horas a fio em loop. Quem também esteve muito bem foram os Coldplay que venceram a Melhor-Performance-Vocal-Por-Um-Grupo, com "Viva La Vida" e ainda Melhor-Álbum-Rock.Mas outros vencedores houveram que, apesar de não terem sido tão destacados relativamente aos prémios, vale a pena falar deles. É o caso de Jennifer Hudson que ganhou o prémio Melhor-Álbum-R&B e também John Mayer com Melhor-Performance-Pop-Vocal-Masculina com "Say". Também Alicia Keys recebeu um Grammy, o de Melhor-Performance-Vocal-Feminina-de-R&B por "Superwoman". Destaque ainda para os Daft Punk, com o Melhor-Álbum-Electrónica/Dança e o prémio Melhor-Compilação-de-Banda-Sonora-para-Filme-Televisão-ou-outro-meio-Audiovisual, entregue pelo filme "Juno".

Sem comentários: