domingo, 15 de fevereiro de 2009

World Press Photo 2008

Realizou-se mais uma edição daquele que é considerado um dos mais importantes eventos que vem premiar o reconhecimento do trabalho elaborado pelos repórteres fotográficos em todo o mundo, em 2008, o World Press Photo. E o grande vencedor deste ano, foi o fotojornalista norte-americano Anthony Suau com a seguinte fotografia:

[Anthony Suau, USA, for Time.
US Economy in Crisis: Folowing eviction,
Detective Robert Kole must ensure residents
have moved out of their home, Cleveland,
Ohio, 26 March]

A imagem vencedora, retratada a preto e branco, foi tirada em Março do ano passado e regista o momento em que um polícia armado revista uma casa abandonada pelos seus residentes, no Ohio, depois de terem sido forçados a sair por falta de pagamento da hipoteca. A foto em causa, que foi publicada em Março pela revista Time, ilustra os efeitos da grave crise económica que atingiu os EUA e que se espalhou pelo mundo inteiro.

Mas o que também não deixa de ser curioso é o facto de Anthony Suau estar, também ele, desempregado. Suau não recebe qualquer tipo de encomenda há cerca de dois meses, evidenciando, desta forma, que a crise também já afecta o sector jornalístico. A entrega dos prémios realiza-se a 4 de Maio em Amsterdão.

Aqui pode ser vista a galeria onde estão todas as fotos premiadas e respectivos autores, nas diversas categorias.

2 comentários:

Rubia disse...

a minha mana (sim, aquela q se parece com a Sr.a aqui no post or baixo..)tb «vai estando» na mesma situação, ié, sem a chamarem durante uns tempos...
acredito piamente q ela tb, um dia,receberá um prémio desses!

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Espero bem que sim! O que interessa é nunca desistir, com ou sem crise deve-se continuar a fazer sempre aquilo que se gosta e encontrar formas de a contornar. Espero um dia fazer aqui um post todo jeitoso sobre o trabalho da Marylin. E claro, que esse trabalho venha a ser conhecido internacionalmente.