quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

I've Got Doubts About "Doubt"

Ontem fui ver a "Dúvida" [Doubt] e para começar, o melhor do filme foi o facto de na sala, a contar comigo, sermos apenas quatro pessoas. Gosto cada vez mais de ir ao cinema a meio da semana e evitar as enchentes de fim-de-semana.
Mas falando do filme, é um bom filme, os actores são brilhantes nas suas interpretações, Meryl Streep teve um desempenho fenomenal, algo que lhe poderá vir a valer o óscar para Melhor Actriz. Mas de uma forma geral, o filme não me convenceu. O tema abordado, apesar de o filme se desenvolver em 1964, poderia ser comtemporâneo, pois a dúvida é intemporal e dúvidas toda a gente tem. Mas já dizia Aristóteles que "a dúvida é o princípio da sabedoria" e não poderia estar mais correcto pois uma dúvida pode levantar muita questão e pensamentos e pode levar um indivíduo a auto-questionar-se sobre assuntos que jamais pensaria abordar, e com isso irá enriquecer os seus conhecimentos. No final fiquei com aquela sensação de vazio, a sensação de que o filme poderia ter sido melhor explorado, mas penso que seja esse o efeito que se pretende causar no espectador, ficar com a sensação da "dúvida". De resto recomenda-se.

1 comentário:

silvestre disse...

Curioso, também pensei que como filme poderia ter sido melhor. O filme faz-se apenas da insterpretações.

Vi a peça em teatro com o Diogo Infante e a Eunice Muñoz e gostei mais. Foi mesmo bom. Deixa-nos mais dúvidas que o filme, mas no bom sentido.