quinta-feira, 30 de abril de 2009

Desenrascanço

[Desenrascanço] = nome masculino; coloquial, capacidade de resolver problemas rapidamente e com poucos meios; desembaraço; (De desenrascar+-anço)

O acto de desenrascar ou desenrascanço é uma capacidade muito típica do povo português. Mais ninguém no mundo se lembraria de inventar para a sua língua o termo desenrascanço para definir algo tão típico da sua cultura. E esta palavra é de tal forma soberba que acabou por ser eleita numa lista das 10 palavras estrangeiras mais fixes que a língua inglesa devia ter. A eleição, levada a cabo pelo site de humor norte-americano Cracked.com elege em primeiro lugar a palavra "desenrascanço" como aquela que mais falta faz no vocabulário inglês. Como exemplo da aplicação do desenrascanço, o site refere a personagem televisiva dos anos 80, MacGyver, um agente secreto que não usava armas e resolvia todos os problemas com várias engenhocas e sempre com o seu canivete pronto a ser usado.
O site refere que "o que é interessante sobre o desenrascanço - a palavra portuguesa para estas soluções de último minuto - é o que ela revela sobre essa cultura. Enquanto a maioria de nós [americanos] crescemos sob o lema dos escuteiros 'sempre preparados', os portugueses fazem exactamente o contrário" e acrescentam ainda que "Conseguir uma improvisação de última hora que, não se sabe bem como, mas funciona, é o que eles [portugueses] consideram como uma das aptidões mais valiosas: até a ensinam na universidade e nas forças armadas. Eles acreditam que esta capacidade tem sido a chave da sua sobrevivência durante séculos", inclusive, afirmam que "a uma dada altura eles [portugueses] conseguiram construir um império que se estendeu do Brasil às Filipinas", tudo à pala do desenrascanço.
"Fuck preparation. They have desenrascano.", são estas as palavras com que terminam o referido artigo.

Sem comentários: