sábado, 4 de abril de 2009

A gaffe de Durão Barroso

No último Domingo foi lançado um novo site de apoio à recandidatura do actual Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, promovido pelo Centro de Estudos Europeus (CES). O site é dirigido a todos os cidadãos europeus (ou quase todos, já lá vamos), que queiram responder a um inquérito, cuja temática é "Como pode a Europa melhorar a sua vida?". Até aqui tudo bem, a iniciativa parece-me muito boa, mas há um pequeno senão de muito mau gosto. É que o site apenas está disponível nas seis línguas oficiais da Comissão, que são o inglês, o francês, o alemão, o espanhol, o italiano e... o polaco! Pois é, o português foi deixado de fora. A língua-mãe de Durão Barroso foi omitida neste site. E quando eu digo que o site é dirigido, não a todos mas a quase todos os cidadãos europeus, é porque para se responder ao tal inquérito tem de saber pelo menos uma das seis línguas atrás referidas, que não o português. Das duas uma, ou Durão Barroso já não quer saber dos portugueses para nada, omitindo a sua nacionalidade (o que até é compreensível, dado o estado em que se encontra o país), ou com esta coisa do acordo ortográfico aconteceu aquilo que eu mais temia, a língua portuguesa perdeu todo o seu valor e significado.
Como forma de protesto, eu sugiro que todos acedam ao site (quem não conhecer uma das seis línguas que peça ajuda ao filho, à neta, ao vizinho do 3º dto, ou mesmo a um desconhecido, o que interessa é participar) e responda a todas as perguntas do inquérito com "Eu gostava de ler este questionário em Língua Portuguesa". Para aceder ao site basta clicar na imagem!

Sem comentários: