sexta-feira, 24 de julho de 2009

Google Street View em Portugal

Já tinha ouvido falar dessa preciosíssima ferramenta que é o Google Street View, um recurso da Google que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e que permite aos usuários/utilizadores verem partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão. Isto é possível através de fotografias panorâmicas tiradas por uma câmara especial, que se encontra montada em veículos que percorrem as ruas de várias cidades espalhadas pelo mundo.
O que eu desconhecia era que esses veículos já se encontravam a fotografar as cidades portuguesas. E num destes dias passei por um destes veículos nos arredores de Lisboa. Claro que todo aquele aparato de equipamento electrónico instalado no veículo é tudo menos discreto, chamando logo a atenção. Mas inicialmente não associei ao Google Street View. Só quando vi o autocolante da Google na porta é que se fez luz, mas fiquei surpreendido, pois não estava à espera de os ver por cá tão cedo. Mas tratando-se de um gigante como a Google, talvez não seja motivo para tanto espanto.
Consta que as cidades de Lisboa e Porto já foram fotografadas. Braga será a terceira e última cidade portuguesa (pelo menos para já) a fazer parte do Google Street View. Ainda não há uma data prevista para o lançamento desta aplicação em Portugal, no entanto, já estão disponibilizadas imagens de vários países de todo o mundo, como o Japão, Austrália e Estados Unidos. Na Europa, Portugal é o quinto país onde foi feita a recolha de imagens, depois de Itália, Reino Unido, Holanda e Espanha.

3 comentários:

M disse...

Pois está o caro desactualizado, pois já se vê uma viatura destas por Leiria à uma semanita!
Ainda de manhã me cruzei com ela na estrada Leiria - Marinha Grande.

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Pois, afinal parece que eles andem por aí....

Daniel C.da Silva disse...

também desconhecia que andavam por aí e nem conhecia a dita viatura, mas que é importante é...